segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Actividades sugeridas a partir de um programa televisivo

No seguimento de uma actividade efectuada sobre uma série de desenhos animados intitulados por Romance da Raposa, foi-nos pedido para visualizarmos um programa televisivo, do qual tivémos de nos apropriar para retirarmos possiveis conceitos e/ou conteúdos a explorar com as crianças do 1º Ciclo.

No canal televisivo Rtp2 existe um tempo de emissão dedicado às crianças, intitulado por zig zag, que é transmitido em três tempos distintos: das 07:00h às 14h, das 17:00h às 18:30h e das 19:45h às 20:30h, de segunda-feira a sexta-feira.
Este programa televisivo integra diversas séries, desenhos animados e espaços destinados ao jogo e brincadeira com os mais jovens, entre os quais se destaca “Vamos ouvir”, que é um programa que dá na emissão das 19.45h às 20.30h, dirigido por Ana Zanatti.
“Vamos ouvir” é um programa que tem como objectivo recuperar uma forma de contar histórias, partindo do seu reconto, através de vários indivíduos, nomeadamente, actores. Quer isto dizer que, neste espaço podemos ouvir diversas histórias, como por exemplo, “O gigante egoísta” de Óscar Wilde; “Leonor e o Televisor” de Diogo Tomás e “Os dois meninos músicos” de Manuela Menezes, posteriormente traduzidas por Teresa Paixão.
Na nossa perspectiva, o professor pode-se informar das histórias que vão ser contadas diariamente e, caso alguma esteja de acordo com o que está a ser trabalhado em sala de aula, solicitar os seus alunos para a ouvirem nas suas casas. Neste caso, as crianças, mesmo fora do contexto formal de sala de aula, ouvem uma história de uma maneira lúdica, da mesma forma que também estão a aprender.
No dia seguinte, o professor pode abordar a história, elaborando determinadas questões para serem respondidas em grande grupo e, posteriormente, propor uma actividade, a propósito do que as crianças escutaram e deveriam ter retido.
Uma das histórias que poderia ser trabalhada foi emitida no dia 8 de Janeiro de 2010, “O Gigante egoísta” de Óscar Wilde contada por Sara Prata.
Numa breve abordagem, esta história retrata a vida de certas crianças, que após saírem da escola iam brincar para um jardim enorme. Este jardim era de um gigante, que esteve na casa de um amigo, mas que, ao fim de sete anos, regressou à sua casa. Quando entrou em casa e no seu jardim assustou as crianças e elas saíram de lá. O Gigante decidiu fazer um letreiro para ninguém entrar e fez um muro muito alto, para que ninguém lá pudesse entrar. No jardim havia uma grande tristeza, não se ouvia o chilrear dos pássaros e as flores ficaram murchas. A partir daí, parece que ficou Inverno com vento e granizo. O Inverno instalou-se no jardim e não ia embora, o Verão, a Primavera e o Outono naquele ano nunca apareceram no jardim. Certo dia, reparou que não existia granizo nem vento e que ouviu um rouxinol a cantar. No jardim estavam crianças a brincar, pois tinham descoberto uma brecha no muro. A partir daí, o jardim ficou com outras cores, o Gigante percebeu que estava errado e ficou muito arrependido, querendo fazer algo por aquelas crianças. Noutro dia, as crianças e o Gigante estavam a brincar no jardim, que estava tão bonito, como nunca tinha estado.
A actividade a realizar pode ser explorada através das categorias da narrativa. Neste caso, o professor pode dividir a turma em pequenos grupos, onde cada um deles deverá ficar encarregue de uma categoria da narrativa.

Sugerimos algumas actividades, para as conseguires visualizar, clica aqui.

Se quiseres assistir à história narrada clica aqui.


Através do Wordle construímos uma nuvem de palavras, tendo como base a História do Gigante Egoísta. O wordle é uma ferramenta, disponível na internet, que nos permite a construção de nuvens de palavras, tendo como ponto de partida um texto. A nossa nuvem de palavras ficou assim:

Nenhum comentário:

Postar um comentário