O reconhecimento da importância da utilização do computador como instrumento de informação e comunicação por parte dos alunos, promove o desenvolvimento de capacidades como procurar, seleccionar e interpretar a informação. Um outro aspecto a ter em conta é o facto de que o uso dos computadores faz com que as crianças/jovens demonstrem maior facilidade na comunicação. No entanto, como verificámos no texto Bárbara Wong, existem alunos que abusam das novas tecnologias e adoptam a linguagem SMS, alguns dos alunos acabam mesmo por escrever nos testes e exames como escrevem no computador ou no telemóvel. Contudo há quem argumente que os bons alunos sabem fazer boas abreviaturas e não se confundem. Na escola a escolha de um software adequado permite o desenvolvimento e a organização do pensamento, assim como, desperta o interesse e a curiosidade dos alunos, estes são aspectos fundamentais para a construção do conhecimento.
Os softwares permitem uma maior interacção entre o aluno, o professor e o ambiente de aprendizagem. Os benefícios das TIC no 1º ciclo estão inteiramente dependentes do tipo de experiências tecnológicas oferecidas e a frequência com que as crianças têm acesso aos computadores. O uso da informática nas escolas cresce a cada dia na área pedagógica. A utilização adequada desenvolve e organiza a construção do pensamento, assim como, desperta o interesse e a curiosidade dos alunos que são os elementos fundamentais para a construção do conhecimento. O computador pode ser um aliado no processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que pode tornar-se um impulsionador de mudanças, contribuindo com uma nova forma de aprender. Através dele cria-se a possibilidade do aluno aprender “brincando”, construindo o seu próprio conhecimento. As actividades realizadas tendo em conta as TIC poderão ser diversificadas, sem esquecer o ano de escolaridade para que são direccionadas. Durante os quatro anos em que os alunos participam nestas actividades os conteúdos programáticos passam pelos conceitos básicos de informática desde a criação de pastas, edição de imagens, processamento de textos, pesquisas na internet, transferência de ficheiros, correio electrónico, etc.
No seguimento da utilização das TIC no 1º ciclo, podem consultar alguns blogues realizados nesse sentido:
Fonte da imagem: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/computador.gif
Nenhum comentário:
Postar um comentário