Ao utilizarmos as TIC podemos estar a desenvolver a escrita? Como podemos relacionar a escrita e as TIC, não são duas áreas distintas?
Questões que muitas vezes surgem quando nos deparamos com a ligação entre estas duas componentes, as TIC e a escrita, no entanto, devemos simplificar as coisas. Uma vez que a escrita surge como necessidade de registar a linguagem e, por conseguinte, o facto de um cidadão ser capaz de produzir textos diversos, com funções distintas, é uma exigência da sociedade actual. Deste modo a escola tem um papel crucial, pois tem que nos preparar para as exigências do mundo que nos rodeia, assim deve desenvolver as competências necessárias à produção de um documento escrito. A escrita é um processo complexo, por isso algumas crianças lêem bem, contudo têm dificuldades na área da escrita. Podemos relacionar a escrita com as TIC, na medida em que, o computador surge como suporte de leitura e como um instrumento de escrita e de comunicação, sem esquecer que cria novos leitores e uma nova interacção entre quem escreve e quem lê. Não nos devemos esquecer que estamos em constante evolução, portanto, é de salientar que, o computador possibilita voltar atrás, enquanto com a máquina de escrever não havia essa possibilidade e, assim, caso tivesse um erro ou faltasse uma palavra tinha que se escrever tudo de novo. Um texto num computador nunca é definitivo, pois há sempre a possibilidade de o alterar e podemos configurar a parte gráfica, ou seja, os tipos de letra e os tamanhos. Em suma o computador e a escrita estão interligados, até mesmo porque o computador permite que as pessoas comuniquem através de e-mail ou do Messenger, deste modo a escrita permite a partilha, a divulgação e a interacção utilizando como meio o computador. Uma das características fundamentais das TIC consiste no facto de um único meio electrónico de comunicação suportar todo o tipo de informação, desde os tradicionais documentos de análises matemáticas, passando por imagens, áudio e vídeo.
Questões que muitas vezes surgem quando nos deparamos com a ligação entre estas duas componentes, as TIC e a escrita, no entanto, devemos simplificar as coisas. Uma vez que a escrita surge como necessidade de registar a linguagem e, por conseguinte, o facto de um cidadão ser capaz de produzir textos diversos, com funções distintas, é uma exigência da sociedade actual. Deste modo a escola tem um papel crucial, pois tem que nos preparar para as exigências do mundo que nos rodeia, assim deve desenvolver as competências necessárias à produção de um documento escrito. A escrita é um processo complexo, por isso algumas crianças lêem bem, contudo têm dificuldades na área da escrita. Podemos relacionar a escrita com as TIC, na medida em que, o computador surge como suporte de leitura e como um instrumento de escrita e de comunicação, sem esquecer que cria novos leitores e uma nova interacção entre quem escreve e quem lê. Não nos devemos esquecer que estamos em constante evolução, portanto, é de salientar que, o computador possibilita voltar atrás, enquanto com a máquina de escrever não havia essa possibilidade e, assim, caso tivesse um erro ou faltasse uma palavra tinha que se escrever tudo de novo. Um texto num computador nunca é definitivo, pois há sempre a possibilidade de o alterar e podemos configurar a parte gráfica, ou seja, os tipos de letra e os tamanhos. Em suma o computador e a escrita estão interligados, até mesmo porque o computador permite que as pessoas comuniquem através de e-mail ou do Messenger, deste modo a escrita permite a partilha, a divulgação e a interacção utilizando como meio o computador. Uma das características fundamentais das TIC consiste no facto de um único meio electrónico de comunicação suportar todo o tipo de informação, desde os tradicionais documentos de análises matemáticas, passando por imagens, áudio e vídeo.
- A propósito destas questões lemos e reflectimos acerca do texto de Luísa Álvares Pereira intitulado por Passos determinantes para um ensino autêntico da escrita no primeiro ciclo. Para visualizares a nossa reflexão podes clicar aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário