segunda-feira, 14 de junho de 2010

O desenvolvimento da consciência fonológica


  • Domínio oral: a compreensão e expressão orais

A consciência fonológica é uma das dimensões da consciência linguística e entende-se pela capacidade que o indivíduo tem, para reflectir acerca dos segmentos sonoros das palavras orais. Além disso, também se refere à capacidade de analisar e manipular segmentos sonoros de tamanhos distintos, nomeadamente sílabas, unidades intrassilábicas e fonemas.

Neste sentido, podem-se promover várias actividades, onde esteja subjacente a consciência fonológica, designadamente tarefas de contagem oral ou segmentação de sílabas ou fonemas; tarefas classificação de um conjunto de palavras, tendo em conta as sílabas ou fonemas; tarefas de síntese ou reconstrução, que envolvam um conjunto de sílabas ou fonemas proferidos oralmente e tarefas de manipulação, que requerem a omissão ou troca de sílabas ou de um fonema em diferentes palavras.

É de referir que, através de estudos efectuados, as crianças em idade pré-escolar revelam ter grande sucesso, relativamente às tarefas de síntese, análise ou detecção de sílabas em comum. Contrariamente, mostram mais dificuldades, em relação às tarefas que envolvam supressão da unidade silábica.

Além disso, também, existem estudos que defendem que, a criança ao ser confrontada com actividades que envolvam consciência fonológica, desde o pré-escolar, facilita o seu processo formal de aprendizagem da leitura. Neste sentido, parece existir uma relação recíproca e interactiva entre a consciência fonológica e a aprendizagem da leitura. É fundamental que, a criança adquira as capacidades mínimas de reflexão sobre o oral, de forma a compreender a lógica inerente ao processo codificação e aquisição da linguagem escrita. Por outro lado, também as produções escritas inventadas favorecem o desenvolvimento da consciência fonológica.


Partindo estes conteúdos foi-nos proposta a realização de actividades, no âmbito do pré-escolar e do 1ºCiclo, onde efectuámos actividades que envolvessem contagem, segmentação e manipulação de sílabas.

Para visualizares as nossas actividades sobre consciência fonológica, clica aqui.

De acordo com as actividades efectuadas reflectimos sobre a sua exequibilidade com as crianças com quem estivémos durante as nossas semanas de Prática Pedagógica. Para acederes à nossa reflexão, clica aqui.

Bibliografia consultada:

ALVES, D., COSTA, T. e FREITAS, M.J. (2008) - O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: Ministério da Educação

NUNES, C., SILVA, A. C. e SIM-SIM, I. (2008) - Linguagem e Comunicação no Jardim-de-infância. Lisboa: Ministério da Educação

Fonte da imagem:http://noticias.r7.com/blogs/marcelo-marrom/files/2010/03/puzzle1.jpg

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