A ortografia está relacionada com a capacidade de operar com um sistema complexo, grau de instrução e de literacia pessoal e o nível de sucesso atingido na aprendizagem escolar. No que diz respeito ao domínio ortográfico, quando é fraco pode torna-se um obstáculo para o seu desenvolvimento da relação com a escrita. A aprendizagem da escrita começa muito antes da entrada no 1º ciclo, desta forma o pré-escolar deve construir alicerces para esta aprendizagem. Para atingir o domínio do princípio alfabético, os alunos do 1º ciclo, devem concentrar a sua atenção na forma fonológica.
Segundo Silva (2004), para existir um ensino eficiente tem que existir uma articulação entre três componentes, mais concretamente a forma como a “criança aprendiz” aprende e reelabora as propriedades do objecto, as propriedades e especificidades do objecto de aprendizagem e o método utilizado pelo docente para acompanhar o percurso da criança. O domínio da aquisição de literacia, tendo como base a análise a investigação, evoluiu, expressivamente, desde o momento em que se discrimina os processos de ensino dos processos de aprendizagem. Um dos problemas, relativamente à aquisição da literacia está relacionado com o facto de algumas crianças aprenderem a ler facilmente, enquanto para outras o domínio da leitura é obstáculo. “A complexidade do princípio alfabético (nomeadamente, a compreensão de que na escrita alfabética todas as palavras são representadas por combinações de um número limitado de símbolos visuais, as letras, e que estas codificam as fonemas), requer da criança um nível de raciocínio conceptual bastante sofisticado.”(cit. por Silva, 2004: 188)
Quando as crianças iniciam o processo de aprendizagem formal da escrita, trata-se de um momento que o professor deve observar duas vertentes, nomeadamente as concepções e a capacidades dos alunos. O acto de escrever é bastante complexo, desta forma deve existir uma intervenção com intuito de solucionar os problemas de ortografia. Neste sentido, o docente deve avaliar de forma rigorosa a que nível diz respeito a dificuldade ortográfica e agir de forma diferenciada, visto que cada dificuldade necessita de uma intervenção diferente. Deve ser realizada uma análise de incorrecções ortográficas, as incorrecções existentes podem ser devido a:
- Dificuldades na transcrição entre o sistema fonológico e ortográfico;
- Transcrição na oralidade corrente;
- Inobservância de regras ortográficas de base fonológica;
- Inobservância de regras ortográficas de base morfológica;
- Incorrecções quanto à forma ortográfica específica das palavras;
- Incorrecções de acentuação gráfica:
- Dificuldades de utilização de minúsculas e maiúsculas:
- Inobservância da unidade gráfica da palavra:
- Ao nível da translineação.
Tendo em conta as incorrecções acima mencionadas, foi-nos proposto a realização de análise e classificação de erros em textos fornecidos pela docente. Para visualizares a nossa análise, clica aqui.
- Dificuldades na transcrição entre o sistema fonológico e ortográfico;
- Transcrição na oralidade corrente;
- Inobservância de regras ortográficas de base fonológica;
- Inobservância de regras ortográficas de base morfológica;
- Incorrecções quanto à forma ortográfica específica das palavras;
- Incorrecções de acentuação gráfica:
- Dificuldades de utilização de minúsculas e maiúsculas:
- Inobservância da unidade gráfica da palavra:
- Ao nível da translineação.
Tendo em conta as incorrecções acima mencionadas, foi-nos proposto a realização de análise e classificação de erros em textos fornecidos pela docente. Para visualizares a nossa análise, clica aqui.
Durante uma das semanas de estágio, tivemos acesso à construção de alguns textos livres, por parte dos alunos, e decidimos analisar alguns para ver, clica aqui.
Bibliografia consultada:
BAPTISTA, A.; BARBEIRO, L.; VIANA, F.L. – O Ensino da escrita: Dimensões gráfica e ortográfica.
SILVA, A. C. (2004) – “Descobrir o principio alfabético” in Análise Psicológica.
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