A aquisição do vocabulário é efectuada a partir da interacção, que a criança estabelece entre o mundo físico e o social, existindo, deste modo, uma relação entre o meio envolvente e o desenvolvimento da sua linguagem.
A criança ao manipular objectos recorre à linguagem para comunicar e organizar as suas experiências. Dependentemente das suas necessidades utiliza a linguagem que adquiriu no seu contexto social, associando as palavras e expressões às suas acções. Neste sentido, pode-se afirmar que o meio familiar e social, que envolve a criança tem uma grande influência na aquisição e desenvolvimento do seu vocabulário.
A compreensão do oral é a capacidade que o indivíduo tem para atribuir significado a cadeias fónicas e, deste modo, requer o reconhecimento de sons e palavras, selecção e interpretação do discurso, antecipação e retenção dos conteúdos. Enquanto, a expressão do oral é a capacidade de produção de cadeias fónicas, envolvendo planeamento, formatação linguística e execução articulatória. Estas duas vertentes da linguagem não podem ser dadas separadamente, pois uma depende da outra.
De facto, não existe linguagem expressiva sem compreensão, sendo que uma palavra pode ser compreendida em profundidade, quando se usa em diversos contextos. Quando as crianças frequentam o pré-escolar, por vezes, utilizam a linguagem como um jogo ou meio de comunicação. Contudo, não significa que não se estejam a exprimir de forma adequada.
A criança, inicialmente, começa por compreender a palavra, de acordo com o contexto em que foi expressa; de seguida, utiliza-a restringindo ao contexto em que a aprendeu; seguidamente, atribui-lhe um significado e, por fim, utiliza-a em diferentes situações. No entanto, é de mencionar que, o vocabulário que a criança compreende é distinto do vocabulário que utiliza, ou seja, o número de palavras que conhece o significado é inferior ao número de palavras que utiliza. O desenvolvimento da expressão oral pode ser efectuada, a partir de descrição de objectos, factos ou situações, bem como narração de factos vividos ou inventados, diálogos ou formulação de ordens verbais.
A entrada da criança no jardim-de-infância deverá proporcionar-lhe um contacto com um novo meio linguístico, que lhe permita o enriquecimento do seu léxico do ponto de vista quantitativo e qualitativo.
De acordo com o desenvolvimento da linguagem oral foi-nos solicitada a realização de actividades, que fossem da compreensão à expressão do oral.
Se pretendes aceder às nossas actividades, clica aqui.
De acordo com as actividades efectuadas reflectimos sobre a sua exequibilidade com as crianças com quem estivémos durante as nossas semanas de Prática Pedagógica. Para acederes à nossa reflexão, clica aqui.
Bibliografia consultada:
CEREZO, S. S. (1997) - Enciclopédia de Educação Infantil. Rio Mouro: Nova Presença
Fonte da imagem: http://fotos.sapo.pt/ZqcEZcyMbmhZm4JTN7WZ/s320x240
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