segunda-feira, 14 de junho de 2010

A dimensão gráfica da escrita: Emergência da literacia

A investigação e a prática comprovam que, as crianças desenvolvem vários conhecimentos relativamente à linguagem escrita, mesmo antes, de se depararem com eles formalmente. Tal facto ocorre, uma vez que as crianças encontram a escrita no seu quotidiano e, por conseguinte, em contextos informais.

Enquanto aprendizes activos, as crianças tentam atribuir significado aos aspectos, com que se deparam. O facto de, serem expostas a ambientes com escrita contribui para um desenvolvimento das suas concepções e conhecimentos mais enriquecedor.

Além disso, as investigações também reforçam a ideia de que, a aprendizagem da leitura e da escrita deve envolver um processo de apropriação contínuo, que se desenvolve antes do seu ensino formal. Este processo inicia-se quando a criança descobre a existência da escrita, porém não é necessário que perceba a mensagem a que ela se associa. As tentativas de reprodução da escrita, a partir de garatujas e/ou formas de letras, demonstram o interesse da criança por este uso secundário da língua. Mais tarde, as crianças percebem que a escrita contém uma mensagem expressa através de um conjunto de convenções. Neste sentido, ao serem estimuladas e incentivadas vão reproduzindo algumas convenções e utilizam a escrita, conferindo-lhe valor e utilidade.

É de salientar que, a emergência da literacia em contextos informais era desvalorizada, até há poucos anos atrás, pois julgava-se que o pré-escolar se limitava a promover exercícios de discriminação auditiva e visual e desenvolver aspectos associados à linguagem oral, mas que não envolvesse aprendizagem do ponto de vista da leitura e da escrita. Todavia, a partir dos anos 80, a emergência da literacia começa a ser valorizada, contando com a influência de alguns autores construtivistas e sociocognitivistas, como Piaget e Vigotsky.

Os conhecimentos identificados para a emergência da literacia foram percepção da funcionalidade da leitura e da escrita; convenções e associações entre a linguagem oral e a linguagem escrita; estratégias e comportamentos de quem lê e escreve e atitudes face à leitura e à escrita.

No seguimento desta temática elaborámos algumas actividades relacionadas com a emergência da literacia.

Se as quiseres visualizar, clica aqui.

De acordo com as actividades efectuadas reflectimos sobre a sua exequibilidade com as crianças com quem estivémos durante as nossas semanas de Prática Pedagógica. Para acederes à nossa reflexão, clica aqui.

Bibliografia consultada:

SIM-SIM, I. (2008) - A descoberta da escrita. Lisboa: Ministério da Educação

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