segunda-feira, 14 de junho de 2010

O ensino da leitura: a decifração

  • Domínio escrito: A compreensão e a expressão escritas

O desejo de ler surge quando há necessidade de descobrir o que está no registo escrito. A criança depara-se com linguagem escrita em vários aspectos do seu dia-a-dia, através de livros de histórias, revistas que folheia, jornais ou televisão. A partir de, esta situação surge o interesse e vontade de aprender a ler.

O ensino da leitura associa-se, socialmente, à entrada das crianças no 1ºCiclo do Ensino Básico, uma vez que aprendem a ler sozinhas. O ensino formal da leitura está relacionado com a aprendizagem dos caracteres do alfabeto, designadamente as letras ou grafemas. Inicialmente, costumam estar muito entusiasmadas no início deste processo, porém esse sentimento vai desaparecendo, à medida que, a aprendizagem da leitura se processa. O ensino da leitura implica obter significado do que está escrito, sendo que a aprendizagem da decifração é fundamental para o sucesso pessoal do indivíduo enquanto leitor.

A aprendizagem da decifração constitui um processo desafiante, tanto para o aprendiz de leitor (aluno), como para o professor. Importa mencionar que, ensinar a decifrar é essencial na educação básica de qualquer sistema de ensino.

O acto de ler consiste em compreender o que está escrito, não se processando naturalmente. Neste sentido, a leitura é um processo de compreensão que mobiliza um sistema articulado de capacidades e de conhecimentos.

Quando a língua de escolarização não é a nossa língua materna, o processo de aprendizagem da leitura torna-se mais complicado. As escritas podem ter vários tipos de representação, nomeadamente a escrita ideográfica e sílabica são constituídas por símbolos, que representam conceitos, palavras ou sílabas e a escrita alfabética é constituída por uma ou mais letras que representam os sons da fala.

Na verdade, para saber ler é fundamental reconhecer a palavra escrita, sendo que esse reconhecimento se entende pelo processo cognitivo que o leitor efectua, através da associação da representação escrita da palavra à sua forma oral. Deste modo, decifrar implica identificar palavras escritas, associando a sequência de letras à sequência de sons correspondentes à língua em questão. A identificação da palavra efectua-se, tendo em conta o conhecimento que o leitor possui em relação a essa mesma palavra.

Numa unidade curricular que tivémos no 2ºano do curso, Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, procedemos à realização de um dossier de aprendizagens, em formato digital, onde referimos alguns destes conteúdos. Além disso, também se encontram alguns aspectos relacionados com a emergência da literacia, aspecto que também desenvolvemos noutra etiqueta do nosso blog. Neste sentido, iremos partilhar convosco parte desse dossier, que integra estes conteúdos.

Se quiseres aceder, clica aqui.

Bibliografia consultada:
MATA, L. (2008) - A descoberta da escrita. Lisboa: Ministério da Educação
SIM-SIM, I. (2009) - O Ensino da Leitura: A decifração. Lisboa: Ministério da Educação

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