O desejo de ler surge quando há necessidade de descobrir o que está no registo escrito. A criança depara-se com linguagem escrita em vários aspectos do seu dia-a-dia, através de livros de histórias, revistas que folheia, jornais ou televisão. A partir de, esta situação surge o interesse e vontade de aprender a ler.
O ensino da leitura associa-se, socialmente, à entrada das crianças no 1ºCiclo do Ensino Básico, uma vez que aprendem a ler sozinhas. O ensino formal da leitura está relacionado com a aprendizagem dos caracteres do alfabeto, designadamente as letras ou grafemas. Inicialmente, costumam estar muito entusiasmadas no início deste processo, porém esse sentimento vai desaparecendo, à medida que, a aprendizagem da leitura se processa. O ensino da leitura implica obter significado do que está escrito, sendo que a aprendizagem da decifração é fundamental para o sucesso pessoal do indivíduo enquanto leitor.
A aprendizagem da decifração constitui um processo desafiante, tanto para o aprendiz de leitor (aluno), como para o professor. Importa mencionar que, ensinar a decifrar é essencial na educação básica de qualquer sistema de ensino.
O acto de ler consiste em compreender o que está escrito, não se processando naturalmente. Neste sentido, a leitura é um processo de compreensão que mobiliza um sistema articulado de capacidades e de conhecimentos.
Quando a língua de escolarização não é a nossa língua materna, o processo de aprendizagem da leitura torna-se mais complicado. As escritas podem ter vários tipos de representação, nomeadamente a escrita ideográfica e sílabica são constituídas por símbolos, que representam conceitos, palavras ou sílabas e a escrita alfabética é constituída por uma ou mais letras que representam os sons da fala.
Na verdade, para saber ler é fundamental reconhecer a palavra escrita, sendo que esse reconhecimento se entende pelo processo cognitivo que o leitor efectua, através da associação da representação escrita da palavra à sua forma oral. Deste modo, decifrar implica identificar palavras escritas, associando a sequência de letras à sequência de sons correspondentes à língua em questão. A identificação da palavra efectua-se, tendo em conta o conhecimento que o leitor possui em relação a essa mesma palavra.
Numa unidade curricular que tivémos no 2ºano do curso, Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, procedemos à realização de um dossier de aprendizagens, em formato digital, onde referimos alguns destes conteúdos. Além disso, também se encontram alguns aspectos relacionados com a emergência da literacia, aspecto que também desenvolvemos noutra etiqueta do nosso blog. Neste sentido, iremos partilhar convosco parte desse dossier, que integra estes conteúdos.
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